Kelly Magazine

Menu



Dicas

Micro-ondas comida fácil e rápida

Título

Forno de micro-ondas é muito bom e sabemos o quanto ele ajuda no dia a dia. Mas será que o utilizamos da maneira mais inteligente e eficaz? Confira algumas dicas!

O tempo de preparo de alimentos em micro-ondas

• Preste atenção, porque o tempo pode variar de acordo com a região em que você está e com a idade do forno que está usando.

• Se você achar que o tempo indicado não foi suficiente, acrescente aos poucos até atingir o ponto ideal.

• O ponto de um alimento depende de gosto e, por isso, varia de pessoa para pessoa.

• Não se preocupe, abrir a porta do micro-ondas para ver como anda o cozimento não vai atrapalhar. Mesmo que seja feito várias vezes. Afinal é importante você checar se o alimento está ok.

• Tome cuidado para deixar o prato mais tempo no forno, mesmo que esteja desligado.

• O calor interno produzido pelas micro-ondas faz com que a comida continue cozinhando mesmo depois de desligado o aparelho. Esse tempo de descanso pode ser o necessário para que o prato atinja o ponto ideal de cozimento.

Materiais indicados

• Recipientes como potes de vidro refratário podem ser usados para cozimento e aquecimento. Mas nunca podem ter filetes ou desenhos metálicos. Existem panelas e utensílios de vidro refratário próprios para cozimento em altas temperaturas, que também são indicados.

• Cerâmica vitrificada também é um excelente material para se levar ao micro-ondas com toda a segurança. Contudo, não use as tampas de plástico que acompanham as tigelas, ao menos que haja indicação "próprio para micro-ondas".

• Preste atenção nos materiais plásticos. Use apenas embalagens rígidas, filme e sacos plásticos próprios para fornos de micro-ondas.

• Alguns outros materiais como porcelana – sem acabamento metálico – e papel toalha podem ser utilizados para reaquecer alimentos. Entretanto, não use aparelhos parafinados.

Cozinhe mais e mais rápido

O forno de micro-ondas cozinha os alimentos mais depressa, mas nem sempre de maneira homogênea. Como o calor é conduzido das bordas para o centro, pode acontecer das bordas ficarem cozidas demais enquanto o centro continua cru.

A temperatura dos alimentos na hora em que são colocados no forno de micro-ondas também conta.

As receitas e dicas sobre micro-ondas pressupõem que carnes, aves, peixes, ovos e a maioria dos legumes estejam à temperatura da geladeira, e os enlatados e demais alimentos secos estejam na temperatura ambiente.

Sempre utilize embalagens do tamanho correto para que o cozimento seja igual. E arrume os alimentos apropriadamente, como em círculos, para que as micro-ondas responsáveis pelo aquecimento e pelo cozimento consigam penetrar igualmente em todos os lados.

O toque final

Se o seu micro-ondas tiver a opção "dourar", siga as instruções do fabricante, mas sempre pré-aqueça o forno para garantir a eficácia e, claro, não cubra o alimento.

Depois de tudo pronto é só chamar os amigos e familiares à mesa e se deliciar com suas receitas!

Fonte: Magazine Luiza

ImprimirÍndice de Dicas



Endereços

Praia - Av. Rui Carneiro, 258. Manaíra. Fone: 3247-1444

Centro - Rua Princesa Isabel, 855. Centro. Fone: 3262-0103

Mercado Central - Av. Princesa Isabel 1003 Centro 3241-4393

Erê Publicidade Criação de Sites e Comunicação Digital: Agência Qualitare

Acessar WebMail